Você já se perguntou o que realmente está dentro dos alimentos processados e ultraprocessados que você consome?
Muitas vezes, esses produtos contêm conservantes para durar mais tempo na prateleira. Embora esses conservantes tenham a função de preservar os alimentos, alguns podem trazer riscos à saúde. Vamos explorar os principais vilões, conservantes prejudiciais e como eles podem afetar o nosso corpo.
Nitritos e Nitratos
Onde estão: Carnes processadas como bacon, salsichas e presuntos.
Riscos: Quando comemos alimentos com nitritos e nitratos, especialmente junto com proteínas, podem formar compostos chamados nitrosaminas, que são cancerígenos. Estudos sugerem que o consumo frequente de carnes processadas pode aumentar o risco de câncer, especialmente câncer colorretal.
BHA e BHT
Onde estão: Produtos que contêm gorduras, como cereais, batatas fritas e margarinas.
Riscos: Esses conservantes podem interferir nos hormônios do corpo, causando desequilíbrios. Além disso, há preocupações de que possam ser cancerígenos quando consumidos em grandes quantidades.
Benzoato de Sódio
Onde está: Bebidas gaseificadas, sucos industrializados e alimentos ácidos.
Riscos: Quando o benzoato de sódio se mistura com a vitamina C, pode formar benzeno, um composto cancerígeno. Além disso, algumas pessoas podem ter reações alérgicas, como urticária e crises de asma.
Sulfitos
Onde estão: Vinhos, frutas secas e alguns molhos.
Riscos: Pessoas sensíveis aos sulfitos, especialmente asmáticos, podem ter reações adversas, como dificuldade para respirar, urticária e, em casos graves, choque anafilático.
Parabenos
Onde estão: Alguns alimentos, cosméticos e medicamentos.
Riscos: Parabenos podem imitar o estrogênio, um hormônio no corpo, interferindo no sistema hormonal. Isso pode aumentar o risco de câncer de mama e outros problemas hormonais. E você ingerir ou absorver muito mais do que imagina. Está presente no plástico que derrete ou esquenta, e muitas vezes pode não estar tão claro o quanto isso pode impactar na sua saúde.
Glutamato Monossódico (MSG)
Onde está: Realçador de sabor em sopas enlatadas, salgadinhos, temperos prontos e molhos de soja como shoyu.
Riscos: Embora a maioria das pessoas tolera bem o MSG, algumas podem sentir dores de cabeça, náuseas e outros sintomas após consumi-lo. Também há discussões sobre possíveis efeitos neurológicos, como enxaquecas. É uma substância presente no Sistema Nervoso Central e pode desencadear reações de agitação e irritação.
Embora esses conservantes sejam permitidos em pequenas quantidades pelas autoridades de saúde, é importante estar consciente de seu consumo. Afinal, não é porque é permitido uma quantidade mínima, que precisamos aceitar ou condicionar seus efeitos e prejuízos a nossa saúde como “normal”. Reduzir a ingestão de alimentos ultraprocessados e optar por alimentos frescos e minimamente processados é uma maneira eficaz de proteger a sua saúde. Sempre leia os rótulos e faça escolhas mais saudáveis para você e sua família!
Produzido em parceria com:
Dra. Adriane Alberanaz – Nutricionista
@adrianealbernaz